Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

terça-feira, 22 de setembro de 2015

TO - HOMEM INSTALA AR-CONDICIONADO EM CASA DE CADELA DE ESTIMAÇÃO

Foto: Arquivo Pessoal/G1
Dono de Hana mora em Guaraí e conta que o animal é sensível ao calor.
Temperatura na cidade pode atingir os 40ºC nesta terça-feira (22), diz Inmet.
Um morador de Guaraí surpreendeu a todos na cidade ao instalar um ar-condicionado na casinha da cadela de estimação. Wyomar Ramos de Araújo, de 39 anos, conta que colocou o aparelho há cerca de três meses para dar mais conforto à Hana, uma pastor alemão de um ano e um mês. Segundo ele, a cadela é sensível ao calor intenso do Tocantins. Nos dias mais quentes do ano a sensação térmica pode chegar a até 50° em algumas regiões.
De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura em Guaraí pode atingir os 40°C nesta terça-feira (22). A cidade fica na região centro-norte do estado.
Araújo diz que a ideia de instalar o ar-condicionado surgiu depois de um dia muito quente, quando ele chegou em casa e encontrou Hana inquieta. "Eu dei água, comida e levei para passear, mas ela continuava agoniada. Liguei a mangueira e dei um banho nela. Hana ficou super feliz. Então percebi que o problema era o calor", explica.
De acordo com Araújo, a cadela aprovou a ideia. "Nossa no primeiro dia ela quase não sai mais da casinha. Quando ela quer que eu ligue o ar-condicionado fica entrando e saindo de lá, como se estivesse me avisando que está na hora."
O dono de Hana conta que é instalador de ar-condicionado e diz que resolveu proporcionar à Hana o conforto do qual ele já usufruía. "Se a gente que é ser humano passa mal com esse calor, imagina o bichinho?"
Araújo diz que o tempo que o aparelho fica ligado, depende do dia. Se estiver muito quente, ele explica, o ar-condicionado fica ligado por até duas horas.
O instalador conta que a mulher dele questionou a atitude. "Ela perguntou se a conta de luz não ia vir muito alta. Bom, veio razoavelmente mais cara, mas também temos que lembrar que a energia aumentou recentemente. Eu acho que isso não é um problema. Dá para economizar de outras formas: apagar as lâmpadas, desligar a televisão."
O dono de Hana não esconde o amor que tem por ela e conta que a casinha ainda vai receber melhorias. "Eu sou muito apegado a ela, desde que era um filhotinho. Na foto dá para ver que a casa ainda não está terminada. Estou pensando em colocar um forro de isopor, rebocar as paredes e colocar um calçamento."
Recomendação
De acordo com o veterinário Isaac Avelino Pacheco, o aparelho não faz mal aos cães. "O ar-condicionado, de forma geral, reduz a umidade do ambiente. Além do que, se não passar por limpeza regularmente, pode acumular fungos e bactérias. Os danos que poderiam ser causados aos cães são os mesmos que podem afetar o ser humano. Ele pode prejudicar a respiração de ambos", afirma.
Pacheco recomenda que durante os dias quentes, os donos de cães que mantêm os animais dentro de casa, em ambientes refrigerados, acrescentem um humidificador de ar ou uma toalha molhada no local. Já aqueles que deixam os bichos de estimação em espaços externos, devem tomar o cuidado de mantê-los sempre a sombra, com água fresca em abundância e com a vasilha sempre limpa. Para as casinhas, deve-se evitar o telhado de amianto e o lugar deve ser arejado, com janelas e portas que deem acesso ao ar livre.

Fonte: G1 TO
Vejam mais:
 
Fotos: Arquivo Pessoal/G1 TO


Nenhum comentário:

Postar um comentário