Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sexta-feira, 24 de março de 2017

CEARÁ - CHUVAS RETORNAM MAIS INTENSAS

Foto: Divulgação/DN
Iguatu - As chuvas voltaram com mais intensidade no Interior cearense e, até este sábado devem permanecer banhando todas as regiões do Estado. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou entre as 7 horas da manhã dessa quarta-feira (22), e 7 horas dessa quinta-feira (23), chuva em 121 municípios cearenses. As três maiores foram observadas em Quixeré (102mm), Russas (91mm) e Madalena (76.5mm).
A Funceme prevê para hoje (24) e amanhã (25) nebulosidade variável com chuva em todas as regiões do Estado. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas, tem seu posicionamento próximo à costa Norte do Nordeste brasileiro, favorecendo, portanto, a ocorrência de precipitações no Ceará e no Rio Grande do Norte.

O meteorologista da Funceme, Raul Fritz, disse que as chuvas devem diminuir a partir deste domingo nas região Sul e na costa cearense. “A Zona de Convergência está próxima, mas há atuação variável, modificações nas áreas de instabilidades. A tendência é que as precipitações devem manter a proximidade da média histórica”.
As condições do Oceano Atlântico Tropical Sul permanecem neutras, mas há registro de anomalia de um grau Celsius nas proximidades da costa da África, favorecendo um pouco chuvas no Ceará e no Rio Grande do Norte. A convergência dos ventos também é favorável.
“As condições não são boas para a melhoria do nível dos reservatórios, mas as chuvas estão favorecendo a produção agrícola em muitas áreas. Para recarga nos açudes Orós e Castanhão é preciso mais chuvas no Sul do Ceará, na Bacia do Salgado e do Jaguaribe”, observou Fritz.
Melhora
Nas últimas 48 horas houve uma melhoria de cerca de 1% no nível médio dos reservatórios que passou a ser de 9,3%. Há quatro açudes sangrando: Acaraú-Mirim (Massapê); Caldeirões (Saboeiro); Valério (Altaneira); Maranguapinho (Maranguape). Um total de 44 açudes permanecem no volume morto e há 20 secos. Além dos que estão sangrando, os reservatórios Curral Velho e Itaúna estão com volume acima de 90%. A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) registrou, ontem, aporte de 29,5 milhões de metros cúbicos. Os açudes que mais receberam recarga foram Castanhão, Taquara, Acaraú Mirim, Ayres de Souza e Itaúna.
(por Honório Barbosa)
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/chuvas-retornam-mais-intensas-1.1725818

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário