Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

terça-feira, 21 de março de 2017

TEMPO - CHUVAS E APORTES ESTÃO REDUZIDOS NO ESTADO

Foto: Honório Barbosa/DN
As precipitações estão irregulares no tempo e no espaço, gerando apreensão quanto ao aporte hídrico.
Iguatu. As chuvas permanecem reduzidas desde o fim de semana no Ceará. Entre as 7 horas da manhã de domingo (19) e 7 horas da manhã dessa segunda-feira (20), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 50 municípios. As três maiores foram em Marco (41mm), Barroquinha (35mm) e Cascavel (35mm).
Após dois dias de intensas precipitações, a chuva deu uma trégua em Assaré.
No último 17, o Açude dos Montes rompeu, após precipitação superior a 150 mm, atingindo cerca de 200 famílias, sendo que 12 ficaram desabrigadas e outras 134 de baixa renda foram afetadas com perdas materiais, segundo a Secretaria de Ação Social. As ruas e casas atingidas pela inundação já foram limpas. A Defesa Civil afastou o risco de outros açudes arrombarem. Após atingir a cidade, a água escorreu pelo Rio Cariús e depois pelo Rio Jaguaribe, chegando a Iguatu no domingo.
A redução das chuvas em pluviometria e áreas atingidas decorre do distanciamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuva no Nordeste, e da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. Segundo a Funceme, no domingo choveu apenas em 28 municípios.
O meteorologista da Funceme David Ferran disse que a tendência, ao longo da semana, é de redução das chuvas no Ceará, mas há uma expectativa de intensificação para o fim de semana.
Para hoje, a Funceme prevê possibilidade de chuvas no Sul do Estado e nas demais regiões, nebulosidade variável, com eventos isolados de precipitações. Para amanhã, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas em todas as regiões.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva, disse que o inverno deste ano, se persistir da maneira que vem ocorrendo, será favorável para a produção de grãos, mas ruim para o acúmulo de água nos reservatórios.
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) informou que ontem houve aporte de 32,2 mi de m³. Em média, o Ceará registra um volume de 8,95% nos 153 açudes monitorados pelo órgão. Os maiores aportes nas últimas 24h foram no Castanhão, General Sampaio, Itaúna, Edson Queiroz e Araras.
Ainda segundo a Cogerh, há três reservatórios sangrando: Acaraú Mirim (Massapê), Caldeirões (Saboeiro) e Valério (Altaneira). No momento, 21 estão secos e 44 no volume morto. Foram registrados aportes em 71 açudes, destacando-se Angicos, Aracoiaba, Arneiroz II, Ayres de Sousa, Banabuiú, Castanhão, Caxitoré, Cedro, Edson Queiroz, General Sampaio, Jaburu I, Pedras Brancas e Pentecoste. Os últimos aportes permitiram que os açudes Amanary, Batente, Escuridão, Jatobá II, Premuoca, São Domingos, São José I e Várzea da Volta deixassem o volume morto.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/chuvas-e-aportes-estao-reduzidos-no-estado-1.1723747

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário